segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

WEB-ART/NET-ART vs WEB-DESIGN

Uma das novas tendências de arte que relaciona as novas tecnologias, com as novas expressões artísticas e o meio de comunicação: a Internet, é a Web-Art ou Net-Art, definições utilizadas para esta nova tendência de arte “online”. A diferença entre Web-Art e Net-Art refere-se ao protocolo online utilizado, já que a Net-Art engloba usos artísticos de todos os protocolos da internet (não só o http da World Wide Web como também o FTP, E-Mail, MUDs, Videoconferências etc.).
Actualmente a grande rede World Wide Web confunde-se com a ideia de ciberespaço em toda a sua amplitude e abrangência. Optar pelo termo Web-Art significa ressaltar as possibilidades trazidas ao palco principal das aplicações da Net-Art: a grande “teia do tamanho do mundo”. “ Net Art, Web Art, Art online, Net.art” by Andreas BROGGER - http://www.afsnitp.dk/onoff/texts.html
Em 1995, o termo net.art foi aplicado a esta nova forma artística pelo esloveno Vuk Cosic, que recebeu um e-mail corrompido, no qual a única expressão:
http://www.internet.com.uy/vibri/artefactos/netarte.htm

A internet surge como o meio de comunicação e divulgação, apropriada pelos artistas, permitindo o fácil acesso ao espaço virtual, meio de baixo custo onde os artistas podem desenvolver os seus diversos projectos experimentais (intervenção, interacção…) numa inter-relação entre arte e comunicação na rede.
Esta arte alternativa está em relação directa com o momento presente. A obra pelo facto de existir apenas on-line, na rede, é difundida e acedida através de múltiplos pontos o que implica alterações na originalidade e reprodutibilidade da obra. http://afsnitp.dk/galleri/project8/index.html

Se falarmos em Web design como definição, na sua versão de arte aplicada, é o planeamento da interface em que o utilizador navega de forma prática e intuitiva. Existe uma procura de resultados subjectivos ligados à experiência do utilizador que é reflectida na metodologia projectual de um site, como resultado directo na imagem do interface, em que existe a procura de softwares especializados, uso de técnicas como a animação, programação aplicados a trabalhos dotados de um domínio técnico-artístico.
O site, produto gerado pelo designer é hoje o instrumento de publicidade mais eficiente, é um projecto estrutural complexo que aplica a usabilidade e a criatividade. Ao confrontar-mos os dois termos “usabilidade” e “criatividade” vamos chegar a seguinte questão: Design é arte? Será que podemos chamar o designer de artista.
O design tem uma forma/função, regras a cumprir, atribuídas por um briefing, como objectivos, prazos, recursos na etapa do seu desenvolvimento, a usabilidade do produto final, poderá ou não ser criativo. Tem o compromisso de dar resultados, o retorno sobre o investimento.
A arte não necessita de uma comunicação directa, mas sim de interpretação. Não tem um briefing, é livre para se expressar, poderá ter ou não um significado.

O design faz uso da arte, a fórmula é a fusão do estudo da usabilidade/criatividade para a criação de obras originalmente “belas”.


http://www.pencilrebel.com/
Célia / Margarida

Sem comentários: