segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Naim June Paik DVD ´s






A terminar esta semana em que fizemos uma abordagem sumária do panorama da vídeo-arte, a partir das suas origens até algumas das suas manifestações em artistas portugueses, voltamos a Nam June Paik, considerado o seu grande mentor.
E este retorno justifica a apresentação de dois DVD's. O primeiro intitula-se "Nam June Paik: Lessons From The Video Master", de 2007, e trata-se de um tributo de vários artistas e amigos de Paik, revelando não só a vertente artística, mas também o seu lado humano. Entre outros, destaco Bill Viola, Ryiuchi Sakamoto, Merce Cunningham, Shigeko Kubota (a esposa) ou Yoko Ono.
O segundo DVD, "Nam Jun Paik: There Is No Rewind Button for Life" é acompanhado por um livro, organizado por Wulf Herzogenrath, Director do Centro de Artes de Bremen. Trata-se de uma homenagem a Nam June Paik, com diversos testemunhos, imagens de Paik e do seu trabalho e também das cerimónias fúnebres – o vídeo refere-se a uma homenagem em 25 de Março de 2006 em Bremen e Paik tinha falecido em 29 de Janeiro. Devido à pertinência da documentação e dos textos apresentados, trata-se de um óptimo documento para perceber melhor a enorme dimensão artística de Nam June Paik.
Sílvia Vieira/Pedro Félix



Sem comentários: