segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A História dos Videojogos I








Tal como a maior parte das invenções do Homem, também os videojogos nasceram fruto de um acaso e da imaginação de apenas dois homens, que ao conceberem aquele que seria considerado o primeiro videojogo, estavam longe de imaginar o impacto que os jogos de vídeo teriam na sociedade.
Foi em 1958 que Willy Higinbotham e Rovert Dvorak, dois cientistas do centro de investigação nuclear criaram aquele que é considerado o primeiro videojogo de sempre. Contudo, a intenção de Will e Robert tinha sido bem diferente. A guerra fria estava no auge e a população local não estava contente com a presença de materiais radioactivos na vizinhança das suas casas, o que levou estes cientistas a desenvolver um sistema que permitia mostrar às pessoas, que quisessem visitar o centro de pesquisa, que os seus receios eram infundados. Ligando um computador analógico concebido especialmente para o efeito a um osciloscópio com controladores feitos com blocos de madeira e interruptores simples, conceberam um jogo de ténis com um sistema físico realista, simulando vento, gravidade e colisões da bola com o chão, as raquetes e a rede. Tudo feito com válvulas e transístores. Foi um sucesso autêntico, e as pessoas faziam filas enormes para poder experimentar o "videojogo".



Em 30 de Julho de 1961, um grupo de estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) testava pela primeira vez Spacewar!, um jogo eletrónico desenvolvido em um enorme computador que custava milhares de dólares para demonstrar as potencialidades deste. Em Setembro de 1971, o jogo Galaxy Game foi instalado na associação de estudantes da Universidade de Stanford. Foi a primeira máquina que trabalhava através do uso de moedas e o seu sucesso foi de tal forma grande que os estudantes começaram a passar mais tempo a jogar do que a estudar.



Galaxy Game

Ainda que rudimentar, imediatamente o videojogo captou a atenção das pessoas e não foi
preciso muito até que empresas privadas vissem nisso uma forma de negócio que poderia trazer retornos financeiros muito avultados. Em 1972 foi lançada a primeira consola, a Magnavox Odyssey, vendendo cerca de 2 milhões de unidades nos EUA e na Europa. O sucesso foi tanto que muitas outras empresas se lançam no mercado das consolas. Contudo, o mundo ainda não estava preparado para tanta oferta e no final da década de 70 apenas duas marcas tinham sobrevivido, a Atari e a Magnavox.




Foi também no final da década de 70 que começam a aparecer os primeiros jogos para computador não tendo, contudo, grande sucesso, visto o preço destes ser proibitivo para a maior parte das pessoas.
No inicio da década de 80, a industria dos jogos sofre a sua primeira crise financeira, devido à pouca originalidade e qualidade dos jogos, visto as empresas estarem mais interessadas em aproveitar a febre dos videojogos do que em criar jogos ao gosto dos clientes. Isso levou ao aparecimento da chamada idade do ouro das máquinas de arcade (que funcionavam a moedas) com jogos mais viciantes e que apelavam mais ao público, que podia competir entre em si nos inúmeros salões de jogos que aparecerem durante esta década.




Sem comentários: