quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Avaliação heurística
Jakob Nielsen

A "avaliação heurística" permite uma avaliação contínua de qualquer website. Envolve especialistas que avaliam o design de uma página web, com base num conjunto de critérios de usabilidade - as heurísticas. O design é examinado procurando instâncias nas quais esses critérios são violados. Os critérios de usabilidade são relacionados com princípios e guidelines. O conjunto de critérios, conforme proposto originalmente por Nielsen e Molich em 1990, incluí: 

1. Diálogo simples e natural - A linguagem utilizada no sistema deve estar de acordo com a do universo dos seus utilizadores. Deve obedecer as convenções do mundo real e a informação deve aparecer de forma natural e lógica.
2. Controlo do utilizador - O utilizador deve ter o controlo sobre o sistema, não devendo ter acções inesperadas que dificultam ou impeçam o acesso à informação desejada.
3. Minimizar a carga cognitiva do usuário - O interface deve ser flexível para realizar tarefas de diferentes maneiras para que todos os utilizadores, independentemente da sua experiência ou da sua perícia, consigam navegar com rapidez e facilidade.
4. Consistência - Deve haver homogeneidade e coerência no conteúdo da página, devem ter tratamentos e apresentações semelhantes.
5. Feedback entre utilizador/site
6. Saídas marcadas claramente - Design minimalista e esteticamente agradável facilita a leitura da informação e evita a distracção do utilizador.
7. Atalhos - Os menus sempre presentes e o uso de links visiveis facilitam a navegação.
8. Mensagens de erro precisas e construtivas
9. Prevenção de erros - Deve-se tentar evitar que ocorram erros ou corrigi-los caso ocorram (erro em links mencionados).
10. Ajuda e documentação - Deverá existir sempre a "ajuda" ao utilizador, apesar de se evitar o seu recurso.

Margarida/Célia

Sem comentários: