segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

A História dos Videojogos II








1986 foi um ano decisivo, para as consolas de jogos domésticos, com o aparecimento da NES da Nintendo. A consola foi um estrondoso sucesso comercial com os seus gráficos deslumbrantes para a altura, e os inúmeros jogos de qualidade, como o bem conhecido Super Mário. A NES foi a consola que dominou o mercado Norte-Americano e Europeu até a década de 90. O sucesso foi tal que em 1988 a Nintendo começou a publicação de uma revista dedicada unicamente à NES.



Com a NES considera-se que o mercado atingiu o seu pico mais alto até então, e que a década que se seguiu serviu essencialmente para o amadurecimento da indústria. Na década de 90 apenas algumas marcas sobreviveram à rápida evolução do mercado dos videojogos. A Nintendo e a recém criada Sega foram as que mais apostaram neste mercado digladiando-se entre si pelo domínio dos videojogos. Para combater a NES ,a Sega lança a Master System, um fiasco, que apesar de ter maiores capacidades, não apresentava jogos tão bons como a NES. Contudo, a Sega não desanimou e logo de seguida lança a MegaDrive, esta sim uma adversária digna da NES, que rapidamente começa a ganhar uma legião de fãs por todo o mundo. Em 1994, duas novas consolas são lançadas: a Sega Saturn e Playstation, que trouxe consigo a Sony para a luta das consolas. Em resposta, a Nintendo lança a Nintendo 64. Esta geração de consolas ficou conhecida como a geração dos 64-bits, que era a potência que estas três consolas apresentavam.


Ainda os jogadores de todo o mundo desfrutavam das novas consolas e já novas invadiam o mercado. A sexta geração, a dos 128-bits, começara com o lançamento do Sega Dreamcast (1998 no Japão, 1999 nos Estados Unidos). Embora a Dreamcast tivesse sido bem aceite, as vendas caíram no momento em que a Sony anunciou o lançamento do PlayStation 2 para 2000. Em 2001, a Sega abandonou o fabrico de consolas e passou a dedicar-se exclusivamente a jogos. A consola vendeu 10 milhões de unidades. A PlayStation 2, lançada em 2000, continuou o legado de sucesso da PlayStation. Apoiada pela compatibilidade com jogos da original Playstation, o facto de rodar DVDs, e apoio da maior parte dos desenvolvedores, a PS2 vendeu 100 milhões de consolas em 5 anos. A Nintendo anunciou em 1999 que estava desenvolvendo a sucessora da N64, com processadores desenvolvidos pela IBM. Originalmente lançada com o nome "Dolphin", em 2000 foi baptizada como Nintendo GameCube, e foi lançada em 2001. Apoiada principalmente por jogos da própria Nintendo, a GameCube já vendeu mais de 24 milhões de unidades.


A sétima geração começou em 2005, com a entrada em cena da Microsoft, que lançou a sua primeira consola, a Xbox.
A Nintendo lançou a Wii em 19 de Novembro de 2006 no Japão, e a Sony a sua Playstation 3, a 11 de Novembro de 2006 no mesmo país. Ambas têm joysticks com sensores de movimento, para "revolucionar a forma de jogar”, trazendo pela primeira vez uma maior interacção entre os jogos e o corpo dos jogadores.



Não se sabe onde este mercado em ascensão vai parar. Aquela que é actualmente uma indústria que gera milhares de milhões de euros todos os anos, de certeza que não vai descansar à sombra dos louros, sendo de prever, visível aliás na enorme evolução das consolas, que as empresas trabalham afincadamente de modo a produzir cada vez melhores máquinas para poder satisfazer os milhões de jogadores em todo o mundo.


1 comentário:

osvelhostempos disse...

Boas

Vimos por este meio obter algumas informações.

OSVELHOSTEMPOS é um programa de Retrogaming/videojogos Português em formato de escrita e vídeo. Elaboramos retroanalises tendo como perspectiva o publico que viveu nos anos 80 e princípios de 90 o fenómeno dos videojogos.

Neste momento o projecto tem uma actividade bastante regular e aceitável para o mercado Português. No formato de vídeo no canal youtube temos cerca de 260.000 views, enquanto no blog contamos com quase 4.000 views desde a reabertura em Setembro.

Como os nossos dois projectos tem algo em comum, vimos por este meio solicitar uma parceria. Se estiverem interessados pudermos oferecer mais detalhes.

Convidamos desde já a consultar os nossos (modestos) sites:

http://osvelhostempos.blogspot.com/
http://www.youtube.com/osvelhostempos

Aguardamos ansiosamente uma vossa resposta