Falando de tecnologia como vimos fazendo os últimos tempos, acho que seria interessante dar uns passos em frente (mas sem cair no abismo) e  colocar um post sobre a web 2.0.  O que é a web 2.0.? 
Coloco aqui uma versão brasileira, a versão original está no site:   
http://es.youtube.com/user/mwesch 
Viram o vídeo? Vejam até ao fim! E pensemos agora  na mensagem: “A máquina somos nós”. Um exemplo da vontade e necessidade  que temos de humanizar a tecnologia (e de “repensar” certas coisas). Como já falamos na aula, o desenvolvimento da tecnologia provoca  muitas mudanças. Quis por este video porque acho um exemplo muito interessante da mudança/avanço da linguagem informática (do html ao xml)  e que podemos ainda comprender aqueles, que como eu, se perdem nisto da linguagem da informática. O que relaciono com o parágrafo -“Novas mídias como software” do texto do Manovivh  (2005: 30-33) que nos lança a questão- "como é que vamos peneirar todos esses dados?". 
Obrigado a Ana Catarino pela correção do português.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Fantástico! É também este o problema, que me ocupa e que me parece abrir um novo modo de construção do acto de pensar, em geral. Se uma "nova percepção humana" se está necessariamente construindo, quais e como se materializará no real (qual real?)O estatuto do pensamento e da própria realidade estão a modificar-se, logo o agir será seu reflexo.
Muito interessante e apropriado este vídeo que escolheu para fazer a sua referência, Olívia! Estávamos mesmo discutindo as mudanças na linguagem de programação (HTML para XML) na última aula. De facto, o que se coloca não é apenas a mudança no funcionamento da máquina, mas a mudança de paradigma e também do modo de percepção que as novas tecnologias trazem, as quais ainda estão por ser estudadas... E não podemos cair no abismo!!
Enviar um comentário