segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Heidegger e "A questão da técnica" 3

A técnica moderna oferece um modo de desencobrimento que assenta na exploração do que é dado na natureza, o que está-aí como pura dis-ponibilidade e do qual o homem participa e em que está comprometido. A este "(...) apelo de exploração que reúne o homem a dis-por do que se des-encobre como dis-ponibilidade" (p. 23 "A questão da tecnica", Ensaios e conferências, Heidegger) dá Heidegger o nome de Ge-stell - com-posição.
O que significa Ge-stell?
Ge-stell tem a sua origem na noção grega de eidos (essência considerada enquanto o universal, mas também enquanto o "o que é" de cada coisa - o que implica modos de captação/representação diferentes).
Assim, a Ge-stell surge, numa primeira aproximação histórico-ontológica, como "(...) o tipo de desencobrimento que rege a técnica moderna mas que, em si mesmo, não é nada de técnico."(p.24 "A questão da técnica", Ensaios e conferências, Heidegger)
Este desencobrimento, que é com-posição, implica como condição necessária ao seu desvelamento o "comprometer-se" do homem. "Com-posição é a força de reunião daquele "pôr" que im-põe ao homem des-cobrir o real, como disponibilidade, segundo o modo da dis-posição. "(p.27, "A questão da técnica, Ensaios e conferências, Heidegger)

Sem comentários: