Propostas para reflexão a partir da leitura de um livro de Fernando Peixoto
“Técnica e Estética na Publicidade”
Edições Sílabo, 2007
“Quanto mais conhecemos mais alimentamos o desejo de maior conhecimento, quanto mais informados somos mais nos queremos informar. Não é um fenómeno novo é uma atitude inerente ao ser humano e à sua natureza idiossincrásica.”
Fernando Peixoto
O séc. XX foi o século da revolução das telecomunicações e dos mass media e o amanhecer de uma nova - a era digital .
Informação e comunicação são hoje conceitos cúmplices, interdependentes, indissociáveis. O acesso à informação democratizou-se, ideias e conhecimento circulam de forma célere sem barreiras. A informação ganhou autonomia apoiada pelo desenvolvimento das novas tecnologias da informação e da Internet.
Num mundo com sede de informação, os media proliferaram e afirmaram-se rapidamente como os principais catalizadores das estruturas de comunicação pública.
Segundo Fernando Peixoto, “Os media passaram a representar o centro nevrálgico na construção de sentido para a conduta social.”
Podemos reflectir sobre esta afirmação, olhar ao título, que me apeteceu a certa altura colocar neste post, e reflectir de novo.
Mas… e mais adiante o autor levanta uma outra questão que me parece pertinente remeter-vos agora para discussão:
“ Com a crescente introdução de valores e normas que atingem decisivamente os diversos padrões culturais e os correspondentes modos de consumo, por via da moda, da publicidade, das artes veiculadas pelos media, afectando a evolução de conceitos como o trabalho, o lazer, o prazer, a sexualidade, a família, as relações socioafectivas,…como poderemos ignorar, negligenciar ou subestimar as potencialidades estéticas fecundadas no âmago das novas industrias culturais?”
Ana
1 comentário:
Confesso que sempre me surpreendi com a beleza de algumas "imagens publicitárias". Mas se existem aquelas que me "tocam", também muitas me "fazem pensar". Se quiserem vejam estas imagens ...http://blog.uncovering.org/archives/2007/10/publicidade_cri_1.html
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