segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

OPACO

A propósito da conferência do professor Javier Hernan-Ruiz no último seminário, em que foram debatidos as novas possibilidades do cinema na era digital, torna-se oportuno apresentar um projecto inovador de Martín Crespo, artista paraguaio com extenso curriculo na área da fotografia e do vídeo.
Apresentado no Festival de Cinema de Sundance em 2006,o filme OPACO destacou-se por ser a primeira curta-metragem feita integralmente com cerca de 15.000 fotografias, aproveitando a funcionalidade de disparo contínuo da máquina utilizada, uma Nikon D50, para dar a ilusão de movimento. Interessante aqui é o facto de ser uma espécie de experimentalismo à volta daquilo que é, no fundo, a génese do cinema: a ilusão de movimento pela sequência rápida de vários fotogramas por segundo.
Neste novo conceito experimental, cada "fotograma" é uma fotografia captada por uma máquina fotográfica digital, cada uma das 15.000 existe como objecto próprio e palpável. É a sua montagem e sequência que cria o filme, homenageando o metódo clássico e tradicional do velho cinematógrafo. É o digital ao serviço da génese do cinema, re-interpretando a sua base técnica.
A seguir, o trailer do filme, que tem a duração total de 35m.


Sem comentários: