terça-feira, 24 de março de 2009

Ars Electronica





Criado por Hubert Bognermayer em 1979, estabeleceu-se em Linz (Áustria), o Festival Ars Electronica, um dos primeiros eventos que explorava as possibilidades artísticas e consequências sociais da tecnologia digital na cultura contemporânea. Ars Electrónica é um dos festivais mais significativos no campo da “Media Art”, que desde há 30 anos tem lugar na pequena cidade.
Colocando arte e design como motores críticos das implicações sociais e culturais da tecnologia, o festival engloba investigações artísticas e académicas numa multiplicidade de formatos - simpósios, exposições e performances - sendo o foco da edição de 2008 uma “nova economia cultural”.
Este ano celebra o seu 30º aniversário com a abertura do “Museum of the Future” integrado na Capital Europeia da Cultura – Linz 2009. Encontra expressão num abrangente arquivo digital e combina uma multiplicidade de plataformas de acesso intuitivo, com uma abordagem lúdica e uma nova imagem do Homem.

O festival realiza-se de 03 a 08 de Setembro'09, é dedicado na sua totalidade para o "Zukunft / Futuro". Mostra o atrevimento/ ousadia numa visão do futuro e a questão geral entorno do conceito "futurismo".
O festival é talvez o melhor ponto de ancoragem do debate actual entre arte, tecnologia e sociedade, reunindo tanto os especialistas deste meio interdisciplinar como um público cada vez mais fiel ao nível de qualidade deste evento no contexto actual de proliferação de festivais de artes digitais e novos media.
Cada ano o festival propõe aglutinar questões emergentes e pertinentes neste domínio, segundo uma abordagem temática implementada em 1987 por Peter Weibel, que durante a sua direcção ergueu igualmente os prémios e contribuiu para uma maior aproximação do festival à comunidade artística e ao público geral.
Passando do nível conceptual à práctica, o Ars Electronica desdobrou a sua acção com a implementação do centro Ars Electronica, em 1996, que detém um extenso arquivo de obras digitais, e com a criação do laboratório de I&D Futurelab que desenvolve projectos e colaborações artísticas a nível internacional.
ARS Electrónica tem vindo, desde então, a definir-se como uma plataforma internacional única para a arte digital e cultura dos media em quatro vertentes: o festival, os prémios, o centro e o “Futurelab”.
mais informações:
http://www.aec.at/

Sem comentários: