sexta-feira, 2 de abril de 2010

"A Televisão torna-nos maus?"

Este é o título do dossier do Magazine philosophie do mês de Março, a propósito do documentário, "Le Jeu de la mort" do canal France2.
La télé nous rend-elle mauvais? Parece uma pergunta disparatada para quem, como a maioria da população europeia, passa em média 3 horas da sua vida diária à frente do maravilhoso aparelho com lugar de destaque em todas as casas. No entanto, um simples (?) programa de entretenimento, inspirado numa célebre experiência de psicologia social do professor de Harvard, Stanley Milgram, que tinha como objectivo testar o grau de obediência a uma autoridade aquando da transmissão de ordens contrárias à moral, inspirou o canal France2, para um jogo televisivo onde 81% dos participantes não hesitou em descarregar, em público e em directo, 460 volts sobre o seu companheiro de jogo...porque ele deu a resposta errada!
É certo que era "a fingir"....mas os participantes não o sabiam!
O Dossier apresenta os testemunhos dos participantes do concurso, bem como as justificações das suas acções, testemunho de jornalistas, sociólogos, filósofos...
A ler e a reflectir
"La mort est le sujet majeur du petit écran." Michel Serres