quarta-feira, 29 de abril de 2009

Evento Arte e Media

1.º Simpósio Internacional de Comunicação, Cultura e Artes


Tropfest - festival de curtas-metragens

O Tropfest é o maior festival de curtas-metragens do mundo. Começou há 17 anos em Sydney. No ano passado teve a sua primeira edição em Nova York. O vencedor do ano passado foi o filme "Mankind Is No Island" by Jason van Genderen, que foi totalmente filmado com um telemóvel. O orçamento foi de 40 dólares (cerca de 30 euros).  

http://www.youtube.com/watch?v=ZrDxe9gK8Gk

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Colóquio Interculturalidade nas Artes e nos Media

O Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP acolhe e organiza o Colóquio "Interculturalidade nas Artes e nos Media", que terá lugar no dia 29 de Abril, quarta-feira, pelas 15 horas, na Sala de Leitura Informal da Biblioteca do ISCAP.

Este colóquio contará com a presença do Doutor Hudson Moura, da Universidade Simon Fraser (Canadá) que apresentará a comunicação "Interculturalidade e Globalização na Arte Contemporânea: Tradução, commodities e gêneros", e da Doutora Gabriela Borges, do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação), da Universidade do Algarve, com a comunicação "Identidades Culturais Híbridas em Narrativas Audiovisuais Contemporâneas".

domingo, 26 de abril de 2009

Fotografar com latas e caixotes

Hoje, 26 de Abril de 2009, é o Dia Mundial da Fotografia Pinhole. A fotografia pinhole, à letra, feita «pelo buraco da agulha», foi inventada há mais de 400 anos e continua na moda, tendo milhares de adeptos em todo o mundo, amadores e profissionais, que a utilizam como forma de arte.
À semelhança do que acontece desde 2001, no último domingo do mês de Abril, os entusiastas deste tipo de fotografia entregaram-se hoje, uma vez mais, à captação de imagens, que já podem ser consultadas na Internet, no sítio www.pinholeday.org, que também disponibiliza os arquivos dos anos anteriores. Só no ano passado, 2628 fotógrafos (37 portugueses) de 62 países, expuseram assim os seus trabalhos! Este ano, e a esta hora, já podem ser vistas 334 fotografias; 3 delas, a cores, são de portugueses: uma de Pedro Gil, intitulada «Sunrise in Lisboa», outra de Mindaugas Kiaupas, intitulada «tired» e outra de Gimez, intitulada «African shades».
A técnica pinhole não é nova: os primeiros escritos sobre o princípio fotográfico subjacente datam do século V a. C., e a primeira câmara pinhole, ou estenopeica – como também se designa, foi desenhada em 1545. Uma caixa ou lata de vinho, perfume, cigarrilhas, CDs ou óculos, uma tampa de iogurte pintada de preto, um íman, a parte metálica de uma disquete, um alfinete e papel fotográfico podem ser os materiais de uma câmara estenopeica, que dispensa qualquer lente ou instrumento óptico: «os raios de luz reflectidos a partir de um objecto passam através de um orifício e projectam essa imagem, mas invertida, no lado oposto» (afinal, o princípio básico da fotografia).
A revista Sábado, n.º 260, de 23 a 29 de Abril de 2009, que me serve de referência para este post, apresenta nas páginas 96-97 um texto que explica o conceito pinhole, o princípio fotográfico subjacente, como construir e utilizar uma câmara pinhole e os custos associados; esse texto é acompanhado por imagens de câmaras pinhole e de fotografias tiradas com estas câmaras, por António Campos Leal, de 57 anos, antigo repórter fotográfico e professor do Instituto Português de Fotografia.
Todas as fotografias, a preto e branco, apresentam uma legenda onde se indica o local fotografado, a máquina utilizada, o tempo de exposição e um comentário breve da responsabilidade do fotógrafo e fundador do Clube de Fotografia Buraco de Agulha (galeria e outros conteúdos em www.pinhole.no.sapo.pt).
«Estas câmaras [pinhole] permitem captar imagens completamente diferentes das que captamos com máquinas convencionais. A profundidade de campo é infinita, a definição dos objectos que estão mais próximos da câmara é igual à dos que estão longe e, como o movimento não é congelado, as manchas da imagem são mais sedutoras», explica A. C. Leal, para quem paciência (os tempos de exposição são elevados: uns 20 segundos com sol, mas de 20 minutos a várias horas dentro de casa; por outro lado, sem fotómetro, uma tentativa pode não bastar), lixo e acesso à Internet (para aprender a revelar) são os requisitos para tirar boas fotografias pinhole a custo quase zero.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Simpósio CCA



Agradeço a todos a colaboração e a participação no I Simpósio Internacional em Comunicação, Cultura e Artes.

Um agradecimento especial às alunas Ana, Margarida, Sílvia, Pedro Felipe, Olívia e Rosa e às funcionárias Ana Maria e Isabel, sem os quais não teria sido possível realizar o evento!

As fotos são da Olívia, a nossa fotógrafa oficial!

Gabriela

Conferência - A Representação da Ciência e dos Cientistas no Cinema

Conferência a cargo do crítico de cinema Martin Pawley
Terça-Feira- 28 de Abril -16h30 | sala 2.35
FCSH- Gambelas


terça-feira, 21 de abril de 2009

nada


Revista sobre Tecnocultura, Pensamento, Arte e Ciência.

Visitem o site:

«A revista NADA tem tido uma publicação constante nos últimos 5 anos e prepara-se para lançar o 13º volume. Com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e do Instituto Camões, construiram uma plataforma electrónica que partilha dos mesmos princípios, embora tenha sido concebida de forma adequada ao meio virtual, tirando todas as vantagens que este proporciona.»

terça-feira, 14 de abril de 2009

WoodStock (40anos)

WoodStock regressa para celebrar os 40 anos
Festival terá lugar em Nova York e Berlim, e já conta com Limp Bizkit e The Who no cartaz.

"O festival Woodstock irá acontecer tanto em Nova York quanto em Berlim (Alemanha) no proximo mês de agosto.
De acordo com o promotor Michael Lang, em Nova York o festival será nos dias 15 e 16 de agosto, exatamente no aniversário dos 40 anos de sua 1ª edição, enquanto em Berlim o evento será nos dias 22 e 23 de agosto num aeroporto abandonado."
artigo retirado de: http://blitz.aeiou.pt/

quinta-feira, 9 de abril de 2009

Viagem a Madrid

Caso haja algum colega interessado e que ainda não tenha efectuado a reserva do voo para Madrid,fica aqui a informação da reserva já efectuada pelo grupo:

Companhia aérea : easyJet
Voo directo com origem em Lisboa
partida 21/05_ hora Voo: 20:25 Check-in entre as 18:25 e as 19:45
Regresso a 24/05_ hora Voo: 15:40
Preço ida e volta à data de hoje: €62

Boa viagem!!

Nota:Restantes informações sobre alojamento e preços contactar a profª Mririam.

Mostra Video Autoretratos Documentais

Meus caros,

Vejam o blog da Mostravideo do Instituto Itaú Cultural no Brasil. O comissário do mês de Abril é o Jorge la Ferla.

http://mostravideoitaucultural.wordpress.com

abs,
Gabriela

terça-feira, 7 de abril de 2009

Discursos do Outro Mundo...Virtual

Um interessante blog do professor universitário Paulo Frias. Vale a pena conhecer.

http://discursosdooutromundo.blogspot.com/


segunda-feira, 6 de abril de 2009

1º Mostra de Cultura Fílmica

30 de abril _ às 21h00 no Páteo das Letras

Filmes:

O raptado - Curta Metragem de Rodrigo Machado
Um Cão Andaluz - Filme de Luis Buñuel
The Alphabet- Curta metragem de David Lynch

Convidados:
Prof. Doutora Miriam tavares
Prof. Doutor Vítor Reia baptista
Rodrigo Machado
Paulo Fialho